De repente, embaixadora do CMSP

Bianca Menezes

Em fevereiro de 2020 é notificado o primeiro caso da COVID-19 no Brasil. Em março, os alunos são afastados das escolas e surge um tal de ensino remoto para todos os estudantes da rede pública de São Paulo; logo em seguida, surge o Centro de Mídias da Educação do Estado de São Paulo. Tudo isso foi novidade, ninguém esperava o mundo novo que surgia e, por conta disso, havia muitos alunos desistindo dos estudos.

Eu era mais uma jovem em meio a este caos, completamente perdida, com vários medos e diversas inseguranças, mas com uma certeza: “nunca desistir dos estudos, pois só ele é capaz de me dar asas para alcançar todos os meus sonhos”. E com esse pensamento, rapidamente eu consegui me adaptar às aulas online. Com o passar dos meses, tudo foi se tornando mais fácil e chegou um momento que eu percebi que esse mundo novo era até legal para mim.

Mas eu não posso ser egoísta, sei que o centro no mundo não é no meu umbigo e que o sol não gira em torno de mim. Há vários adolescentes que não têm a mesma facilidade que eu e por conta disso estão deixando os estudos de lado. Muitos alunos não faziam ideia da existência do CMSP e muito menos que eles não estavam sozinhos. Por conta disso, surgiu a ideia de criar o @study_cmsp, um perfil no Instagram em que compartilho fotos dos meus resumos para ajudar aqueles que não estavam conseguindo acompanhar as aulas, e também uma rede de apoio para os jovens se sentirem mais próximos. E isso deu certo! Hoje, depois de um ano, somos mais de 19 mil estudantes em busca de conhecimento, se apoiando uns nos outros para conseguirmos nos sentir firmes e engajados nos estudos.

Printscreen do perfil @study_cmsp no Instagram. Foto: arquivo pessoal.

Porém minha história estava só começando. Dois meses depois da criação do meu studygram, o CMSP entrou em contato comigo pedindo um vídeo sobre a minha história, pois acharam o studygram muito interessante e queriam entender o porquê de eu tê-lo criado. Em novembro de 2020 fui convidada para ir aos estúdios do CMSP, juntamente com uma galera de oito estudantes para gravarmos um vídeo com as nossas histórias.

E foi no dia 24 de novembro de 2020 que eu tive uma das minhas maiores realizações. O Secretário da Educação Rossieli Soares foi até o CMSP nesse dia e nos intitulou como os “Embaixadores do CMSP”.

Os Embaixadores do CMSP (2020) na EFAP, após a nomeação do Secretário da Educação Rossieli Soares. Foto: Professora Mônica CMSP e disponível no site do CMSP.

Agora, em junho de 2021 eu me sinto nas nuvens. Ao me tornar embaixadora do CMSP, fui convidada para participar de diversas aulas no centro de mídias, de coletivas de imprensa, fui mestre de cerimônia em um evento para os dirigentes das escolas públicas no Memorial da América Latina, fiz uma reportagem para a CNN e, frequentemente, faço vídeos para ajudar os alunos da rede.

Aos 16 anos de idade eu já sinto que estou fazendo a diferença incentivando os adolescentes a estudarem e criarem gosto pelos estudos. Depois de todas essas experiências, sinto que tenho “superpoderes”. Depois que o CMSP entrou na minha vida, me redescobri, saí da minha zona de conforto, percebi que posso conquistar muito mais do que eu sonhei! Hoje em dia eu brinco com meus familiares dizendo que eu quero como a Barbie, e quando me perguntam o porquê, eu sempre digo: “A Barbie tem diversas profissões e eu também quero ser assim, pois sei que dessa forma conseguirei ajudar cada vez mais pessoas”.

Acredite em você e em seus sonhos, você pode alcançar o céu! Foto: Arquivo pessoal.

Eu sei que os estudos não são fáceis, sempre aparecem mil e um obstáculos na hora de estudar e isso acaba nos desmotivando. Porém, devemos entender que as melhores coisas não são fáceis, elas não caem de bandeja em nossas mãos. Hoje encontramos todas essas pedras no caminho, mas no futuro poderemos utilizá-las para construir nosso castelo. Então, meu conselho é: estude, estude com vontade, pois independentemente de qual for o seu projeto de vida, você só vai conseguir alcançá-lo com a persistência nos estudos.

Bianca Menezes

Estudante do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo e embaixadora do Centro de Mídias da Educação - SP.