Quem somos

O site “Relatos Escolares” foi criado por um grupo de professoras e professores de escolas públicas com a finalidade de dar voz e visibilidade a profissionais da educação pública e aos estudantes. Ele surge como um meio alternativo para divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas, expressar o ponto de vista de professores e estudantes a respeito da educação pública e aproximar as pesquisas acadêmicas dos professores e do público em geral.

Missão

Ser um canal gratuito de visibilidade para práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas e de divulgação de pesquisas ligadas à educação, bem como um espaço de expressão do ponto de vista do profissional do ensino público e seus estudantes.

Visão

Aproximar a sociedade da realidade da escola pública por meio da expressão dos seus profissionais, discentes e pesquisadores.

Valores

• Formar uma comunidade de profissionais da educação por meio da intermediação do compartilhamento de experiências e projetos pedagógicos.
  • Compartilhar as experiências de discentes, atuais e egressos, dando rosto e voz àqueles que formam a grande maioria dos estudantes do Brasil: os da escola pública.
  • Possibilitar um espaço de convívio harmônico e propagação de artigos sobre a educação.
  • Agregar experiências educacionais de modo a incentivar as boas práticas e criticar construtivamente as dificuldades expostas.
  • Defender a opinião expressiva sobre qualquer assunto – inclusive sobre política ou religião – desde que se respeitados os princípios éticos das diretrizes dos projeto.
  • Trazer o profissional da educação como protagonista no debate sobre os assuntos ligados à sua área de atuação, algo que tem sido muitas vezes negado nos grandes meios de comunicação.
  • Criar uma ponte de duas vias entre o acadêmico e o escolar, tornando disponíveis conhecimentos acadêmicos para o professor e incentivando professores à escrita e à pesquisa.

Leia mais detalhes em nossas Diretrizes Organizacionais abaixo.