Escola: espaço de acolhimento

Andressa Cirillo

Meu nome é Andressa Cirillo e sou professora de Ensino Fundamental I na rede municipal de São Paulo. Lecionei durante sete anos e hoje auxilio na parte administrativa da escola.

Enquanto estava em sala de aula, valorizava, antes de tudo, o bem estar do educando. Não me preocupava tanto se os conteúdos seriam assimilados, mas sim o quanto poderiam contribuir para o seu crescimento emocional. Queria vê-los bem e felizes.

Fazia isto pois acredito que ser educador não se resume à transmissão de conhecimentos, mas implica na sensibilização dos educandos para que possam reconhecer a sua humanidade.

Sempre vi meus alunos como uma extensão do meu ser e gostava de tratá-los da mesma maneira que gostaria de ser tratada.

Enquanto estudante, eu considerava a escola um espaço de acolhimento, em que me sentia feliz na presença dos meus colegas de classe e dos professores, que me faziam enxergar o mundo de uma maneira mais humana e igualitária.

Foi na escola que aprendi o valor de contribuir para o crescimento do próximo, que também sempre foi o meu. Cursei o ensino fundamental e médio em escola pública onde tive o privilégio de conhecer professores que foram verdadeiros amigos.

Portanto, minha vontade em tornar-me professora surgiu da necessidade imensa que eu sentia de compartilhar com o outro aquilo que me fazia uma pessoa melhor.

Penso que todo professor carrega em si o aluno que foi e que está sendo. A vida não para…

Andressa Cirillo

Licenciada em pedagogia, professora do ensino fundamental I na rede de ensino municipal de São Paulo, atuando na parte administrativa da escola.